Movimento para fora
O movimento para fora, considera que existe uma proliferação de novas ideias, e formas de viver, e pensar, tornando o mundo mais complexo e diverso. A Poesis, desenvolveu a metodologia 5 DNAS – compreendendo que as pessoas constroem as suas identidade (s) no plural, e por isso são múltiplas: é feita pela informação e conhecimento, de produção de ideias, do modo de viver o tempo livre, do estilo, gostos e da sensibilidade estética.
O movimento para fora, considera as lentes sociais culturais, possibilitando observações acuradas e insights culturais de alta qualidade, pela pesquisa qualitativa, etnográfica e netnográfica. Esta última na internet, onde as pessoas tramitam entre a imagem ideal e o real, atuando com testemunhos e relatos detalhados sobre as suas experiências com as marcas, produtos, serviços e lugares, exigindo qualidade e respeito.
Qualidades do caráter & propósito
5 DNAS
ECONOMIA CRIATIVA
CULTURA DA HOSPITALIDADE
Aprendizados 360º
Identifica como as empresas, marcas, líderes, gestores ou funcionários se engajam e atuam na prática. A partir de premissas consideradas imprescindíveis para o presente futuro próximo, essa metodologia impulsiona e orienta os discursos e projetos para práticas, que muitas vezes divergem do propósito, comunicação interna / externa, e das redes sociais das empresas. Trazendo para as pessoas, uma maior capacidade de usar com mais eficácia o que se sabe, pois indica as melhores diretrizes nas tomadas de decisões, e por isso são mais inteligentes e bem fundamentadas.
A metodologia “Qualidades do Caráter & Propósito” é vista de forma integrada, em um movimento de valores culturais para dentro e fora, trazendo contribuições para as marcas, funcionários, ambientes e ao mesmo tempo sociedade e consumidores. Como consequência, a metodologia ajuda as pessoas na capacidade de liderança, superação de dificuldades, geração de novas ideias, motivação e criação, trazendo um melhor ambiente na relação das equipes, além da marca ser percebida com mais idoneidade pela sociedade.
DNA Identidade(s)
A metodologia, parte da premissa de que as pessoas são únicas e as identidades são múltiplas, formadas pela informação e conhecimento, produção de ideias, do trabalho, do modo de viver o tempo livre, do estilo e da sensibilidade estética, das preferências nos espaços de consumo e marcas.
DNA Emoção
As verdadeiras conexões são carregadas de emoção, E por isso, o DNA emoção estuda a correlação entre a emoção, as memórias afetivas e os vínculos que fazemos com as marcas, lugares e produtos. A emoção, determina os padrões dos comportamentos das pessoas em preferencias que vão além das características técnicas, fluindo para o intangível.
DNA Cultural
São os principais valores sociais e crenças, variando de lugar para lugar, grupo e sociedade e estão estruturados nas narrativas e nas práticas, presente nas tomadas de decisões, gostos e rejeições.
DNA talento local Metodologia“Genius Loci” (The talent and Energy of place) aprendida pelo instituto de pesquisa Future Concept Lab (Milão)
Todo lugar tem alma. O place branding aplicado às cidades, lugares, empresas está nos resultados: interesse das pessoas pelo lugar, experiências inesquecíveis, bem-estar, felicidade, e uma estrutura que fomente o desenvolvimento socioeconômico. Porque estuda o lugar a partir dos pontos fortes, que não são apenas positivos, mas também distintos e confiáveis, ou seja, no talento, na identidade do local.
DNA (in)visibilidade relevante
Mapeamento de grupo de importante valor para a sociedade e segmento, categoria e marca, no entanto ainda (des)considerado pela empresa. A não inclusão, traz perdas de imagem em uma percepção negativa da marca pelos consumidores e sociedade, e consequentemente financeiras. A Poesis identifica perfis, assuntos, temas e consumidores não contemplados pelas a organizações e/ ou categoria na entrega de produção de análises aprofundadas com direcionamentos estratégicos para empresas, marcas, produtos e serviços.
Os intangíveis são vistos e implementados como importantes ferramentas estratégicas de negócios: a identidade e cultural local, a inclusão social, a diversidade, a sustentabilidade – não só ambiental, mas das marcas, produtos e serviços e no próprio formato de novos modelos de negócios.
A Cultura da Hospitalidade ajuda empresas, marcas e pessoas, identificando e trabalhando o senso de pertencimento, e ao mesmo tempo a aceitação à diversidade dentro das organizações e espaços de consumo como shoppings, lojas, restaurantes, galerias, livrarias, ambiente digital, entre outros. As tendências atuais exigem, e não mais como um diferencial, lugares, que tragam a sensação de bem estar e segurança, garantindo experiências agradáveis, memoráveis, atualmente fator crítico de sucesso.
É imprescindível reforçar os laços de hospitalidade em lugares (físicos ou emocionais) que tenham problemas ou questões. Por isso, a Cultura da Hospitalidade foi pensada em quatro pilares:
1
Identifica o valor cultural de hospitalidade e de não hospitalidade presente no lugar, nas práticas de consumo, entre os clientes, ou nas relações internas dentro das empresas.
2
Compreende a dimensão de atenção e frequência da hospitalidade.
3
Define e Planeja a hospitalidade entre acordos ou ajuda mútua, definindo parâmetros de retorno.
4
Compreende e trabalha os vieses negativos, incentivando dentro ou fora das empresas o respeito as diferentes identidades, formas de pensar e a liberdade de expressão sem julgamento, estigmas e pré-conceitos. Garantindo, assim que todos se sintam confortáveis, seguros e felizes nas suas experiências.
Aprendizados 360 graus
Para cada término de um workshop, ou pesquisa é apresentado para o grupo que participou, o percurso com os principais aprendizados e valores, potências, dificuldades, medos e inseguranças do grupo. Funciona como o bastidor de um filme, e quando esse conteúdo volta para o grupo envolvido, traz uma fonte de conhecimento rica, com insights sobre valorização dos pontos importantes e de melhorias, possibilitando reflexões e aprimoramentos individuais e coletivos.