A POESIS

A Poesis foi criada entendendo que “pensar fora da caixa” é um exercício ousado e difícil, mas urgente no momento de tantas incertezas e desigualdades.  Em um mundo globalizado e uma sociedade completamente conectada e, consequentemente interdependente, as tomadas de decisões são cada vez mais complexas e difíceis, quando não urgentes, afetando o todo e a todos. Por isso, os nossos projetos são fundamentados na antropologia, economia criativa, educação séc. XXI, e marketing. E construídos, a partir de pequenas ações, algumas em parcerias, em movimentos para dentro e para fora, alicerçados em valores culturais, e no próprio processo criativo (input e output), podendo  estar integrados, em movimentos de 360 graus.  

A Poesis traz a experiência, de que quando se rompe com as crenças e vieses negativos, de fato as marcas, as empresas e as pessoas acessam a diversidade, a inclusão social e a sustentabilidade. Para isso, a Poesis considera esses intangíveis  e as qualidades de caráter & propósito (como nos comportamos e nos engajamos no mundo), para dentro dos projetos, ajudando nas atuações das pessoas perante as empresas e a sociedade.  

Significado do nome Poesis

O nome Poesis, oriundo do latim e hoje conhecido como poesia, foi escolhido pela importância do seu significado. Em uma licença poética, Poesis é o processo criativo a partir das inspirações, ideias, impressões, considerando as qualidades de caráter, ou seja, como atuamos no mundo, modificando a realidade das pessoas e da sociedade para mais bela. A Poesis traz o fomento a imaginação, e por isso as suas cores foram inspiradas no impressionismo. Na época, uma pintura considerada sem acabamento, com pinceladas grotescas e borrões, pela sociedade. O que o impressionismo trouxe foi uma ruptura, a partir de um olhar mais profundo e intenso sobre a realidade, valorizando a natureza e a iluminação natural, relacionando o concreto e o abstrato. Por isso, a logomarca Poesis foi inspirada na casa e Instituto Monet que é uma mistura da sua intimidade, casa e jardim, provando que não há divisão entre o pessoal e profissional, em uma integração entre o modo de vida e carreira, arte e trabalho e o humano e a criatividade como centro de importância. A logomarca traz a versatilidade, na pluralidade, como nós humanos, impressa nas cores que variam de acordo com o momento. Os “borrões” do impressionismo trouxeram para a construção da logomarca um movimento interior, remetendo à escrita à mão, singular, individual, do artesanato, e por isso, tolerante às falhas, e erros como parte do aprendizado e caminho para a inovação e originalidade. E para construção do belo.

MOVIMENTO PARA DENTRO

Ajuda as pessoas e empresas nas suas práticas , trazendo mais coerência entre ação, propósito e ambientes harmônicos . É um espaço para testes e erros, permitindo que os projetos sejam pensados dentro da criatividade e inovação, otimizando os riscos financeiros.

MOVIMENTO PARA FORA

Compreende que as pessoas constroem as suas identidade(s) no plural, e por isso são múltiplas, tornando o mundo mais complexo e diverso. Considera as lentes sociais culturais, incluindo metodologias criativas e inclusivas.